
NR-17 LAUDO ERGONÔMICO
A análise ergonômica dos postos de trabalho existentes na empresa é realizada através da vistoria técnica de profissional habilitado e tem como finalidade formar parâmetros para adaptação das condições de trabalho dos colaboradores às suas características psicofisiológicas, oferecendo o máximo de conforto, eficiência de desempenho e segurança do trabalho. O Laudo Ergonômico tem a finalidade de estabelecer parâmetros afim de evitar doenças ocupacionais e afastamentos. Para se fazer o Laudo Ergonômico é necessário agendar visita técnica no local de trabalho para avaliação do ambiente de trabalho e seguir basicamente os procedimentos abaixo: a) Estudo detalhado dos processos utilizados no desenvolvimento das atividades; b) Avaliação do mobiliário e equipamentos; c) Análises das condições ambientais dos locais de trabalho; d) Implantação de medidas de controle; e) Avaliações qualitativa e quantitativa dos riscos; f) Recomendações técnicas para melhoria das condições de trabalho.
O Laudo Ergonômico é muito importante em atividades ou operações os expõem a riscos, que por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem em esforços de levantamento, transporte e descarga individual de materiais, ou outros que exigem postura forçada, esforços repetitivos, condições às características psicofisiológicas. A ergonomia é parte integrante das normas regulamentadoras e deve estar articulada com as demais normas de Segurança e Medicina do Trabalho, Os resultados permitem que a empresa se programe e priorize seus investimentos para diminuir e extinguir as ocorrências causadoras de dor, desconforto, dificuldades e fadiga excessiva no trabalho, proporcionando postos de trabalhos ergonomicamente apropriados, com a finalidade de garantir a preservação da saúde e bem-estar;
NR-17 PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA
A importância de promover a qualidade de vida no trabalho A preocupação com a qualidade de vida no trabalho é uma forte tendência na atualidade. A valorização por parte do empregador gera maior satisfação no empregado e, consequentemente, maior engajamento e motivação no desempenho de suas funções. A qualidade de vida no trabalho — ou QVT — é um conceito que abrange todas as ações que uma organização promove em seu ambiente para melhorar a saúde e bem-estar de seus colaboradores. O objetivo principal dessas ações é valorizar e cuidar do ser humano e de suas necessidades. No entanto, as empresas sabem que elas trazem outros benefícios.
Entre os principais resultados da QVT, podemos destacar:
- Melhora na saúde dos colaboradores, com redução no absenteísmo, licenças e afastamentos;
- Maior disposição e aptidão física para realizar as tarefas do dia a dia;
- Aumento da satisfação do colaborador com o ambiente de trabalho, o que gera motivação e engajamento;
- Melhora no Employer Branding, o que facilita a atração e retenção de talentos;
- Aumento nos níveis de produtividade e excelência, que resulta em diferenciais competitivos relevantes.
Vale a pena destacar que a área de Recursos Humanos é a principal responsável pela implementação de medidas relacionadas à QVT. Afinal, esses profissionais têm, entre suas atribuições, a tarefa de garantir que as pessoas tenham plenas condições para exercer suas atividades diárias.
Algumas iniciativas efetivas para promover a qualidade de vida no trabalho
Entender a importância do programa, conhecer as estratégias mais eficazes para implementá-lo e alcançar seus objetivos. Por isso, selecionamos alguns pontos do programa para obter um grande impacto na saúde e estilo de vida dos colaboradores, tornando-os mais satisfeitos e motivados. Confira!
Programas de saúde ocupacional
Soluções de saúde mental
Controle da saúde auditiva
Incentivo à integração entre os funcionários
Prática da ginástica laboral
Favorecimento ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Promoção de bons hábitos alimentares
Configuração de um ambiente físico confortável
Sinalização e cumprimento de normas de segurança
Esse comprometimento da empresa para com a qualidade de vida do funcionário pode trazer benefícios para ambas as partes